Educação pública na Zona Leste de São Paulo
Este projeto debruça-se sobre a luta pela universidade pública na zona leste da cidade de São Paulo, que obteve importantes conquistas como a USP Leste e um campus da Unifesp. Em sua primeira etapa, ancorado no Ateliê de História Oral, o projeto propõe a realização de entrevistas de história oral com pessoas que participaram desta luta. A definição dos participantes da pesquisa tem ocorrido a partir da técnica da “bola de neve” ou “rede de entrevistados”, na qual participantes indicam outros possíveis participantes. O material em áudio está em fase de transcrição e será integrado ao acervo do CMUrb (descrição).
Equipe: Ricardo Santhiago (coordenação) e Wendy Villalobos.
Financiamentos: Fundação Tide Setubal - Bolsa.
Idosos, Covid-19 e contextos urbanos desiguais: documentação e análise de impactos sociais da pandemia por meio da história oral
Esta pesquisa tem como proposta investigar de maneira aprofundada os impactos sociais da pandemia do Covid-19 sobre a população idosa, focalizando por meio da história oral a compreensão de situações de vulnerabilidade, problemas enfrentados e agravados em diversos níveis, a partir de experiências de idosos na periferia da cidade de São Paulo. O projeto disponibilizará 25 entrevistas de história oral com o relato de experiências individuais que tenham adquirido relevância coletiva, a partir de temas como: as mudanças das relações laborais, de saúde, lazer e de afetos, entre outros desafios no cotidiano desses sujeitos.
Equipe: Lívia Morais Garcia Lima (coordenadora), Ricardo Santhiago.
Financiamentos: Fundação de Apoio a Pesquisa de São Paulo (FAPESP) - Bolsa de pós-doutorado.